30/09/2013

SINDICONTA participa da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

"Somos profissionais de valor, queremos ser reconhecidos dentro da sociedade", declarou o presidente do SINDICONTA-RS, Tito Celso Viero, na tarde desta segunda-feira (30/09) em seu discurso na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A Tribuna, proposta pela vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), contou com a presença da maioria dos vereadores e teve como orador o presidente do Sindicato dos Contadores do Rio Grande do Sul.

Além de fazer um destaque para o Dia do Contador, comemorado no último dia 22 de setembro, Tito aproveitou a oportunidade para lançar uma proposta de âmbito nacional. Segundo ele "é preciso pensar em um provimento de cargos para contadores diferente do atual. Temos que ter responsabilidade com as pessoas que colocamos no setor interno, precisamos de discussões permanentes e baseadas na moralidade pública".

Ao encerrar o seu pronunciamento, o presidente pediu ao plenário para que seja discutida a ideia de criar uma carreira pública destinada aos contadores, podendo começar por Porto Alegre. "Aquele contador que estiver a frente dos órgãos deve dizer se as contas batem com a lei ou não. Somos profissionais cada vez mais exigentes. Nosso Sindicato é de profissionais liberais, não é uma luta de patrão e empregado. Queremos deixar claro nossa importância como profissionais", finalizou Tito.

A vereadora Lourdes Sprenger, formada em Contabilidade, destacou a relevância do trabalho dos contadores para a sociedade, que era também conhecido como guarda-livros de empresas. A vereadora falou do curso de Ciências Contábeis e destacou que o curso abre um competitivo leque de trabalho. "O contador é responsável por aperfeiçoar o setor público como o privado”, salientou a vereadora. Lourdes agradeceu a presença da Associação dos Inspetores e Agentes de Tributos Municipais e do SINDICONTA, os quais participaram da Tribuna Popular.

Também fizeram uso da palavra para homenagear os contadores e o SINDICONTA os vereadores João Derly (PC do B), João Carlos Nedel (PP), Elizandro Sabino (PTB), Bernardino Vendruscolo (PSD), Aírton Ferronato (PSB), Professor Garcia (PMDB) e a vereadora Sofia Cavedon (PT).

Mais informações no site www.camarapoa.rs.gov.br

Créditos: Foto: Desirée Ferreira