04/11/2014

Parceria garante 30 dias gratuitos do IOB Simulador Tributário

Durante o período de 1º a 30 de novembro, os associados do Sindiconta-RS têm direito a usar, gratuitamente, o software IOB Simulador Tributário. O benefício é resultado de uma parceria estabelecida entre a empresa e o sindicato, para que os contadores tenham a oportunidade de conhecer as facilidades do novo produto. Para mais informações, ligue para o Sindiconta-RS no telefone (51) 3346- 3662. Saiba mais detalhes no texto abaixo:

Quais são os impactos da substituição tributária em seu negócio?

Para auxiliar as empresas em um assunto que não permite alienação, a IOB lança nova versão do IOB SimuladorTributário, a qual abrange agora 20 Estados

Um dos temores na vida de qualquer contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços em todo o Brasil é a substituição tributária, a qual atribui às empresas a responsabilidade de arcar com o imposto devido pelo seu cliente, desde a saída do produto da fábrica até o consumidor final. O percentual da margem de valor agregado utilizado no cálculo da substituição tributária é feito pelo fisco com base em pesquisas de mercado. Não é a toa que o ICMS é considerado um verdadeiro fantasma na vida de muitos empresários.

Para agravar mais este cenário, como se não bastasse efetuar a retenção antecipada, é imprescindível observar os protocolos e convênios firmados entre os Estados. Ou seja: uma pequena mudança na legislação pode dar muita dor de cabeça a estabelecimentos de variados portes ou segmentos.

Quem faz operações internas de um único Estado já é assombrado pelo fantasma do ICMS. Mas, sem dúvida, essa assombração torna-se ainda pior para aqueles que necessitam fazer operações interestaduais: além de total conhecimento acerca das leis, convênios e acordos, é fundamental ter atenção com o tipo de mercadoria envolvida no processo. Qualquer erro pode ser fatal e o resultado são pesadas multas.

Com o intuito de ajudar as empresas nesse aspecto, a IOB, do Grupo SAGE, lança no mercado a nova versão do “IOB Simulador Tributário”, a qual contempla 20 Estados: São Paulo; Bahia; Goiás; Minas Gerais; Pernambuco; Paraná; Rio de Janeiro; Santa Catarina; Rio Grande do Sul; Amapá; Distrito Federal; Espírito Santo; Maranhão; Mato Grosso do Sul; Paraíba; Piauí; Rio Grande do Norte; Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Com esse produto em mãos, o empresário tem a oportunidade de simular operações de saída do ICMS ST. Mas não é só: a ferramenta realiza simulações também de operações internas de vendas, devoluções e transferências, dentro de todos esses Estados, além das operações interestaduais tendo os citados Estados como destino. O Simulador Tributário informa ao cliente se a mercadoria está ou não sujeita à Substituição Tributária, bem como a alíquota correta, o código da CFOP na operação e a sua respectiva margem de valor agregado. Além disso, o software realiza o cálculo do ICMS próprio e do ICMS a ser retido e as simulações de retenções na fonte de imposto de renda (IRRF) e das contribuições sociais CSRF (PIS, COFINS e CSLL) sobre o pagamento de serviços.

O IOB Simulador Tributário é útil para contadores e escritórios de contabilidade, auditores, analistas fiscais e faturistas, profissionais de compras e vendas, bem como aos departamentos fiscal, tributário e as áreas de compra e venda das empresas. Em uma pesquisa realizada recentemente pelo Grupo SAGE, 90% dos clientes do “IOB Simulador Tributário” consideram que o produto tem uma linguagem simples e concisa, já que conseguiram localizar os respectivos valores de tributos de todos os produtos pesquisados. Para saber mais sobre esta nova ferramenta do Grupo SAGE, acessewww.iobsimuladortributario.com.br.

Créditos: Assessoria de Comunicação Sindiconta e Marketing D